quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dandismo

Tribo Urbana (Dandis)



           O Dandismo surgiu como uma reação aos sentimentos de frustração e ceticismo característicos do mal do século, se tornando então um refúgio esteticamente confortável e elegante.
        No século  XlX o vestuário masculino começou a se transformar , foi em Londres que o traje ganhou sua forma definitiva principalmente pela habilidade dos alfaiates, a figura principal da transformação foi o Dandi. O Dandismo estabeleceu padrões rígidos de masculinidade impondo uma estética que se opunha ao exagero de rendas, brocados e pó de arroz, desapareceu o homem emperiquitado.    O Dandi se preocupa muito com sua imagem.  
        A roupa ajustada era a essência do dandismo, seu traje era simultaneamente uma revolta e um chic clássico, eles não eram reconhecidos só pelo corte da roupa e   pelos calções apertados, mas também  pelo apuro do arranjo em seu pescoço. Usavam cartolas em todas as horas, mas apartir de 1819 as roupas começaram a apresentar todo o tipo de extravagância, cartolas com copas mais altas, colarinhos mais altos, stock mais apertados e casacos com ombreiras, que possuíam a frente encurtada e ao mesmo tempo abas mais estreitas e compridas, substituíram as ceroulas pelas calças e usavam gravatas de tafetá.
         Esse estilo se tornou muito comum entre os homens de classe média e junto com as mudanças da moda se modificou varias vezes, normalmente um dandi tem grande poder aquisitivo, mas existem dandis com menos poder aquisitivo. O Dandi é aquele que se dedica a escolha de seus trajes com seu senso estético apurado.   Atraves dele deu-se inicio ao uso da roupa preta no traje masculino, que antigamente usava-se apenas pra luto.
         Um dandi leva horas na frente do espelho se arrumando, preocupado com sua beleza estética, antigamente era relacionado a um herói romântico e hoje em dia é um cavalheiro romântico que tem gosto mais apurado. Algumas vezes acaba sendo ridicularizado e associado a um metrossexual, o escandaloso, o intelectual, o sedutor, elegante, exótico, o bizarro.
         Hoje em dia com as modificações da moda um dandi costuma usar ternos ou outros tipos de roupas sofisticadas e elegantes. Esta sempre preocupado com sua aparência.
        Um exemplo da dandi hoje em dia é Johnny Depp:




Obs: Chanel no século XX reiterpretou esse mesmo estilo para as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário