quarta-feira, 2 de maio de 2012

Trabalho sobre Romero Britto e Século XVlll



Trabalho apresentado para a disciplina de Projeto de confecção, do Curso Técnico de Vestuário, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça, ministrada pela professora FrantiekaSchneid.


Instituto Federal Sul-Riograndense
Campus Pelotas-Visconde da Graça
Curso Técnico em Vestuário


A arte é inserida na moda, onde o exagero deixou de ser moda


Daisiane Santos Robaina






Pelotas – 2011






DEDICATÓRIA:

Aos meus pais Dejanes e Amabélio pelo carinho, compreensão, ajuda e encorajamento em todos os momentos de minha vida e principalmente no percurso destes três anos de curso, enfrentando meus cansaços e indisposiçõesmas sempre apoiando-me e não deixando-me sofrer recaídas.

  
AGRADECIMENTOS:

Agradeço a deus pela força espiritual durante estes anos de curso.
A minha tia Rejane Santos por toda a paciência e orientações prestadas, principalmente em relação ao meu tema devido a sua formação em Artes Visuais.
A Professora Frantieska Schneid pelas orientações precisas em todos os momentos solicitados.
Meus sinceros agradecimentos a todos que de uma forma ou de outra me ajudaram e deram-me força para conclusão deste curso.



  
“Quero para mim o espírito desta frase, transformada para casar com o que sou: Viver não é necessário, o que é necessário é criar”.
Fernando Pessoa



RESUMO:
        
Este trabalho foi elaborado para a disciplina de Projeto de Confecção, onde seu primeiro foco é a arte de Romero Brito, fazendo toda a analise de sua arte, e sua percepção colorida e diferente do mundo, trazendo as principais características mostrando quais outros artistas já foram parecidos ou iguais a ele, falando como cada vez mais a arte esta envolvida no mundo da moda e especialmente como a arte deste artista plástico esta cada vez mais sendo utilizada na publicidade .
O segundo foco é a indumentária feminina do século XVlll mostrando e analisando todo seu exagero e abuso de ornamentos, trazendo sempre as principais características e os pontos principais da indumentária deste período.

Palavras Chaves: Arte – Moda – Exagero – formas - cores



RESUMEN:
Estetrabajofue preparadoparala disciplinadePreparación de Proyectos, donde su objetivo principales el arte de Romero Britto, haci en doto do el análisis de su arte y su percepción de colores y diferentes partes del mundo, con lo que el que muestra las principales características que otros artistas han sido Similares o igualesa él, hablando como un arte más está involucrado en el mundo de la mod ay sobre todo cómo el arte de este artista es cada vez más utilizado en la publicidad. El segundo enfoque es la ropa de la mujer del siglo XVIII dela visualización y análisis de todas sus exageraciones y el abuso de adornos, siempre trayendo las principales características y elementos principales de la ropa de la época.

Palabras claves: artemoda - exageración – formas - colores



SUMARIO:

1.   Introdução...........................................................8
2.   Referencia Bibliográfica.........................................10
2.1        A arte de Romero Britto....................................10
2.2        Cubismo.........................................................12
2.3 Arte Pop............................................................14
2.4 Indumentária Feminina do Século XVlll...................15
3.Justificativa...........................................................19
4. Objetivo..............................................................19
4.1 Objetivo geral.....................................................19
4.2 Objetivos específicos............................................20
5. Metodologia..........................................................20
6. Considerações Finais...............................................21
7. Referencias...........................................................22
8. Anexos.................................................................24






1.   INTRODUÇÃO:

Segundo (KALLIL, 1998) “A moda, hoje é o que a indústria e os estilistas propõem para uma estação ou um período de tempo”.
O vestuário teve seu inicio há milênios atrás, com Adão e Eva que se cobriam apenas com folhas de árvores, mas nossos maiores indícios são apartir da pré história, com as roupas feitas de peles de animais, e desde então o homem passou a desenvolver técnicas para tecer fios, dando origem aos primeiros tecidos. Entende-se assim, que as primeiras técnicas e buscas para vestir-se surgiu da necessidade para não sofrer com a baixa temperatura, ou para facilitar sua mobilidade em terrenos ásperos que poderiam machucar seu corpo.
A vida e o pensamento humano seguiram e segue até hoje evoluiu e nela em todas as suas modificações pode - se identificar a atração humana pelo vestuário, suas variações e características diversas, conforme o momento vivido.
Bem mais tarde... Com a vinda da Revolução Industrial ocorreu um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX. Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
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Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
Com o surgimento incontrolável das novas tecnologias cada vez mais esta surgindo novos fios, novas tecelagens e novas composições de tecidos.
Na antiguidade as roupas eram extremamente amplas e “quadradas”, pois eram costuradas manualmente, apenas em 1755 surgiu a primeira maquina de costura patenteada por Charles Weisenthaem, sendo que em 1830 surgiu a bem sucedida patente do Frances Thimmonier Barthéleny desde então foram feitas varias releituras destas maquinas até chegarmos as mais modernas maquinas conhecidas hoje.
A moda muda de acordo com o cenário do nosso mundo e cada vez mais o homem sente necessidade de se diferenciar dos demais, onde o mundo da moda passou a crescer mais e mais, tendo-se grande necessidade de novas coisas e novas expressões sendo criadas e aceitas, mudando suas propostas no mínimo duas vezes ao ano.
Claro que até chegarmos ao que vemos nas lojas, nos shoppings e nas ruas, muitas vezes as pessoas não fazem nem idéia de tudo que veio por trás de toda aquela fantástica e deslumbrante beleza e perfeição, onde em algum lugar do mundo alguém passou horas e horas mediante computadores, livros e revistas pesquisando, Conhecendo tendências, buscando seu publico alvo, analisando a cultura de um povo, tendo idéias, inspirações, influencias,
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desenhando e criando, tendo que ser feita a peça piloto, passar pelas
mãos de um modelista, ser confeccionada e ter todo seu planejamento de marketing.
Mas tende-se ter cuidado! Algumas pessoas servem como “fantoches” do mundo da moda usando e vestindo-se tal e qual surge a moda, esquecendo ou não tendo uma personalidade, um estilo próprio. Quem tem estilo pode dizer ao mundo eu “sou singular” ele aceita a moda, usa idéias e sugestões, mas não aceita todas a ponto de mudar radicalmente seu jeito de se vestir e agir em função da moda.
Segundo (CORTÁZAR) “(...) Nós somos como as cópias de papéis – carbono idênticas ao original, salvo que de outra cor, outro papel, outra finalidade.”
        O presente trabalho trata-se de uma pesquisa sobre a arte de um artista Pop Brasileiro chamado Romero Britto, com toda sua visão de mundo diferente, seu bom humor e seus traços de estilo cubista também falando de quais artistas se assemelham a ele e dando um enfoque especial a indumentária feminina do século XVlll com todo seu “exagero”.

2.   REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

2.1 A ARTE DE ROMERO BRITTO
         Romero Britto diz: “Nasci com um dom, e quero dividir com todos”.

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Imagem Retirada da revista caras edição 912 ano17 numero 70
 “Artista plástico brinca com suas criações Com tons vibrantes e formas ousadas, Romero mostrou sua faceta divertida ao posar entre criações próprias”. (Revista CARAS).
A imagem tem a função de mostrar a informalidade de Romero Britto, e a adoração pelo seu próprio trabalho.
Romero Brito é um artista plástico brasileiro pintor e escultor pernambucano, nascido em 06 de outubro 1963 em Recife. Era de família humilde e podre, começou a demonstrar seu talento desde criança e com quatorze anos vendeu seu primeiro quadro, hoje ele diz que:
“Na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida.“
Romero Britto começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos e também um dos artistas mais premiados do nosso tempo.
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É considerado um artista Pop, tendo também traços do estilo
Cubista. Sua arte é colorida e descontraída, possuindo formas
ousadas, transmite um espírito de esperança e alegria contém cores vibrantes e composições ousadas, cria temas com elementos compostos do cubismo.
Nas suas pinturas e esculturas encontram-se casais dançando, se beijando visto na imagem do anexo(1), gatinhos sorrindo imagem do anexo (2), frutas coloridas, flores desabrochando e peixes voando imagem do anexo(3), pois ele é um artista que retrata um mundo de felicidade em vez de retratar a tragédia e a tristeza sendo isso o que mais esta sendo retratados pelos meios de comunicação nos últimos tempos, ele tenta ajudar e trazer alegria á vida das pessoas através de sua arte.
A sua ”estética artística” também está cada vez mais fazendo parte da indústria cultural, sendo usada constantemente em peças publicitárias e artigos de consumo. Aumentando também o uso da sua arte plástica nos artigos de vestuário como roupas e acessórios, exemplos disso são:
A parceria com a Dupé do mesmo grupo das Havaianas, sendo suas obras estampadas nas sandálias da mesma.
E também um estilista chamado Ivaldino Nunes que apresentou uma coleção no Dragão Fashion inspirada na arte de Romero Britto.

2.2       CUBISMO
Estilo em que Romero Britto apresenta alguns traços, pois ele
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cria elementos compostos do cubismo.
O cubismo é um movimento artístico personificado que “decompõe e recompõe” a realidade. O artista que deu origem a este estilo foi Paul Cézanne (1839 – 1906), convertendo os elementos da natureza em formas geométricas como cilindros, cones e esferas, Cézanne dizia:
 “Mudo a água em vinho, o mundo em pintura”.
Os cubistas ainda foram mais longe, representaram os objetos como se estivessem abertos com todos os lados no plano frontal em relação ao observador, esta decomposição representava o abandono da representação da natureza tal e qual ela é, e assim foi evoluindo cada vez mais, até que algumas obras ficaram tão abstratas que era impossível conhecer a figura retratada. Pablo Picasso também foi um pintor do cubismo, Assim Como Tarsila do Amaral Pintora Brasileira. Portando segundo a descrição a cima se olharmos a arte de Romero Britto, conseguimos identificar os traços do cubismo nas suas obras um pouco abstratas e algumas formas geométricas.
Este foi um dos principais movimentos artísticos do séc. XX, que teve destaque entre os anos de 1908 e 1914. Possui esse nome por que uma pintura de Georges Braque, seu precursor, pareciam “cubinhos”, e o nome “pegou”. Os cubistas “quebravam” a imagem da realidade representando na sua arte formas vistas ao mesmo tempo em todas as posições. Faz uso de formas, cores e materiais e técnicas variadas como pintura, colagem, escultura etc.
Este estilo variava entre a arte figurativa e abstrata já que parecia “desmontar” e “remontar” os objetosde maneira que todos os seus lados fossem vistos em um só instante. Destaca-se nesse
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movimento o espanhol Pablo Picasso (1881-1973) considerado um
dos maiores artistas doséc. XX, que causou uma revolução na arte com seu quadro “Les Demoiselles D’Avignon” (As senhoritas de Avignon) mostrado na imagem do anexo (4), pintando mulheres nuas com corpos e rostos deformados, sem respeitar proporções ou a perspectiva, indo do figurativo ao quase abstrato.



2.3 ARTE POP
A Arte Pop ou Pop Art foi um dos modos de expressão que surgiu na metade do século xx devido ao contexto social da segunda guerra mundial.
A pop arte é um movimento artístico, seu nome vem do inglês significa “arte popular”, e se desenvolveu na década de 60 nos Estados Unidos e alcançou reputação internacional seu objetivo era eliminar as barreiras entre a arte e vida comum, o interesse era voltado ao dia a dia das cidades norte americano, ao ambiente e a vida proporcionada pela tecnologia industrial, seus temas apareciam em forma de símbolos e produtos de consumo em massa, eram pintadas até mesmo grandes celebridades do cinema norte-americano.
Desenvolvida nos anos 1960, a Op Art (em português Arte Ótica) buscavam menos expressão sentimental e mais visualização nos seus trabalhos. Construíam suas obras usando linhas, formas e cores organizadas com precisão e rigidez, sem temas definidos e de caráter abstrato, mas quando observadas transmitiam instabilidade e movimento de maneira a causar ilusões de ótica.       
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“Os artistas que mais se destacaram foi o pintor franco-húngaro Vitor Vasarely, a inglesa Bridget Riley,o americano Richard Anuszkiewicze o pintor clássico HolandesPietMondrian(1872 – 1944) foi o maior influenciador para este movimento”(PROENÇA, 2008).
Mondian destacou-se com suas obras definidas por linhas pretas ortogonais e preenchidas pelas cores primárias, azul, vermelho e amarelo, desde então ate os dias atuais serve como inspiração para publicidade, arte e designers de moda.
Um dos exemplos de inspirações em Mondrian, dentre outros é de Yves Saint Laurent que fez um vestido tubinho na sua coleção de 1965, com a estampa inspirada na obra de Mondrian, vestido e quadro mostrados na imagem do anexo (5). Segundo Yves Laurent  “As linhas vigorosas dos quadros caem muito bem no corpo feminino”.
Visto as observações acima consegue-se perceber que realmente o artista plástico Romero Britto é um artista Pop, trazendo a vida comum a sua pintura, claro que sempre mostrando o lado feliz e descontraído da vida, trazendo luz e cor a vida triste de algumas pessoas, e também fazendo pinturas de celebridade assim como eram feitas na década de 60 e sendo grande ícone da publicidade, inspiração e produtos de consumo em massa.

2.4       INDUMENTARIA FEMININA DO SÉCULO XVlll
Segundo (Duque William, filme A Duquesa, 2008) “[...]Por que as mulheres vestem roupas tão complicadas?”.
 O século XVlll teve suas principais características devido ao Rococó que originou-se da palavra francesa Rocaille, foi um estilo rico
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que caracterizou-se pelo “exagero” abuso de ornamentos que teve
inicio na França, pois no campo da moda a França era tão incontestável quanto na esfera política, Segundo (BRAGA, 2007) “este por sua vez, foi, ao mesmo tempo, alicerce e alavanca para o iluminismo do século XVlll, estabelecendo assim o apogeu da modernidade”.
Buscava-se expressar mais pela leveza e pela delicadeza, este período durou ate 1789 quando ocorreu o inicio da revolução Francesa que durou ate 1799, sendo que todo o luxo e “exagero” entrou em decadência saindo de moda a partir da guerra.
“As mulheres vestiam saias de anquinhas laterais- “panier”, espartilhos e barbatanas” (SigbolFashion,2006).
Os vestidos eram usados com anquinhas mostrados um dos modelos de anquinhas na imagem do anexo (6), que no inicio do século, não eram muito grandes, consistiam em uma armação de lâminas de bambu, barbatana ou aço, presas por tiras e correias, com o passar das décadas ao invés de altura as mulheres pareciam buscar amplidão com o uso das anquinhas chegando a quatro ou cinco metros, estas chamadas de “paniers”, cesta em Frances, com esta expansão era impossível duas mulheres sentarem lado a lado em um sofá ou passarem juntar por uma porta, muitas vezes tendo que passar de lado.
Com o aumento da circunferência das anquinhas o vestido longo e com cauda, aberto na frente e pregueado atrás deixou de ser apropriado, onde se abandonou a cauda e o vestido passou a ser franzido de diferentes maneiras com cadarços.
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Segundo (HÖHLER, 2005) “Os espartilhos, em termos gerais se
conservaram inalterados era agora fechado por cordões nas costas, e
não mais na frente”, estes espartilhos mostrados na imagem do anexo(7) eram revertidos com um belo tecido e usado no lugar do corpete, consistia em uma estrutura de barbatana de quatro a seis centímetros de largura por um centímetro de espessura, este, dava a volta no corpo passando inclusive pelo busto, um arame na parte superior que o mantiam na forma convexa apropriada, nas costas e na frente  o espartilho também possuía largos cordões que passavam na pela parte superior da saia para mantelo na mesma posição.
“Os estudiosos sugeriram umas divisão entre vestidos abertos e vestidos fechados, sendo que esses termos nunca foram utilizados” ( Sigbolfashion). O aberto era composto por um corpete decotado em formato quadrado, normalmente amarrado a trás composto por barbatanas de baleia, com mangas até os cotovelos terminados em babados de renda e lacinhos de fita, mas possuía uma abertura frontal em forma de “V” invertido, que deixava aparente a saia de baixo “anágua” cheia de ornamentos, acolchoadas ou bordadas. O fechado mantia todas essas características, mas não tinha o recorte frontal.Segundo (BRAGA, João) “Ambos vestidos possuíam alguns modelos com pregas largas nas costas denominadas de Watteau, que pendiam desde os ombros até o chão” .
As mangas deste período também era muito marcadas, terminavam logo acima ou abaixo dos cotovelos, possuindo-se dois tipos, as largas e as chamuse. A larga era simplesmente larga que compunha a roupa de cima. A Chamuse era feita de babados de renda duplos ou triplos. As mangas chamuse iam por baixo das outras mangas dando- lhe um efeito de sobreposição.
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        Também usava- se muito lenços com a função de esconder a o parte de baixo do decote, como sinal de recato, consistia em um quadrado grande de musselina, seda, linho ou brocado.
        Os cabelos da época também foram marcantes, com seus penteados denominados fontange, foram penteados muito elevados e com muitos enfeites, as mulheres não usavam perucas como os homensportanto seus adornos eram feitos com seus próprios cabelos, usavam alguns instrumentos para ajudar a sustentar este volume, como crina de cavalo, haste de aço, alem de do recurso dos alfinetes que é o que chamamos hoje de grampos e os enfeitavam com cestos de frutas, flores, borboletas, caravelas, moinhos de vento, muitas plumas enormes etc. Foram também muito utilizados chapéus de abas largas e também pequenas nesta época, eram feitos de materiais leves, palha ou seda, podendo serem usados de lado ou inclinados para frente.
        Muito comum foi o uso de luvas, sombrinhas, leques e decotes profundos.
Os tecidos mais apreciados foram a seda e grossos brocados, sendo todos muito ornamentados com flores, babados, pregas e rendas.
A partir de 1785 começa a diminuir todo esse excesso de exagero que um pouco mais tarde com a revolução francesa em 1789entrou em decadência onde a partir de 1790 tornou-se popular usar por cima do espartilho trajes semelhantes a jaquetas chamadas de caraco, eram geralmente justas, mas apresentavam um estilo mais masculinizado, Chegando ao fim do século e também do Rococó em 1799.
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3.   JUSTIFICATIVA
Desde a minha infância, na condição de menininha meiga, filha única, moradora do interior do Rio Grande da Sul meu grande sonho era estudar moda e trabalhar neste ramo pelo resto de minha existência.
Hoje consegui realizar meu grande sonho, segundo (Paulo Coelho) “é justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante”. Estou estudando moda, o que eu realmente sempre quis e não me arrependo nem se quer por um segundo desta escolha.
Cheguei até aqui com algumas dificuldades e alguns obstáculos em meu caminho, porem sou feliz e amo o que faço, vou continuar estudando, fazer curso superior, até penso em fazer outros cursos fora da área da moda, mas nunca fugir totalmente deste ramo apaixonante e fascinante, que esta cada vez se expandindo mais.
Tendo que elaborar este trabalho para a disciplina de projeto de confecção do curso técnico de vestuário do IF Sul- Rio-Grandense Campos Visconde da Graça fiz a escolha deste tema devido a minha apreciação pela arte de Romero Britto com sua releitura de um mundo alegre e colorido. E carrego na minha referencia histórica da indumentária feminina do século XVlll com sua belíssima historia e seu figurino.

4.   OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL
         Este trabalho tem o objetivo de conseguir pesquisar a arte de
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Romero Britto e a indumentária feminina do século XVlll, descobrindo
de ambos assuntos os pontos mais caracteriscos e marcantes de cada um.

4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

a) Pesquisar sobre o artista plástico Romero Britto
b) Pesquisar sobre a arte de Romero Britto
c) Pesquisar sobre o estilo cubista
d) Pesquisar a respeito da arte pop
e) Achar os pontos mais característicos e importantes da arte de Romero Britto
f) Pesquisar indumentária feminina do século XVlll
g) Analisar os pontos mais marcantes referentes a roupa do século XVlll

5.   METODOLOGIA
O método utilizado para a realização deste trabalho, foram as pesquisas bibliográficas através de livros, revistas, artigos científicos e sites da internet. Também foram olhados filmes como A Duquesa e Maria Antonieta referentes ao século XVlll.
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6.   CONCIDERAÇÕES FINAIS
         Meu trabalho possui dois assuntos distintos, a arte de Romero Brito e a Indumentária do século XVlll, sendo a sim meu foco principal é a arte de Romero Britto onde falo de um artista pop Brasileiro, nascido em Pernambuco, que demonstra em sua arte uma visão contraria do verdadeiro mundo em que vivemos hoje, sendo assim ele demonstra alegria, bom humor e trabalha com muitas cores vibrantes.
Os traços da sua arte vem do estilo Cubista que é resumidamente uma arte personificada que mostra as formas da natureza fugindo da realidade, pintando através de formas geométricas e abstratas.
        Para explicar o que é ser um artista pop, foi falado um pouco também sobre a arte pop ou pop arte que significa arte popular, cujo foi um movimento da década de 60 que tinha como principal função de eliminar As barreiras entre a arte e a vida comum, passando assim a fazer pinturas retratando mais o dia a dia das pessoas.
        Explicando-se assim de onde surgiu a arte de Romero Britto e sua forma de trabalho.
        Referindo - se  ao meu segundo enfoque, a indumentária do século XVlll, fala-se de todo a abuso de ornamentos desde período que foi um verdadeiro exagero e mostra – se, as principais características deste século, como as anquinhas, vestidos abertos e fechados, espartilhos, penteado a La Fontange, leque, luvas, sombrinhas, jóias e tecidos finos.
        Onde hoje as mulheres buscam sim a beleza, mas buscam principalmente o conforto, coisa que não se possuía no século XVlll.
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7.   REFERENCIAS
BRAGA, João, Historia da moda da Moda,7º edição Editora Motumbi: 2007
CIDREIRA, Renata,Os sentidos da Moda,  2º edição: 2007
AVELAR, Suzana, Moda e Globalização, editora Cores: 2008
KALLIL, Gloria Chic, Guia básico de moda e estilo, 19º edição, editora SENAC: 1998
História da Moda SgbolFashion
KÖHLER, CARL, História do vestuário, editora Martins, 1879
PROENÇA, Graça, Descobrindo A Historia da Arte, editora ártica, 2º edição: 2008
AFONSO, Arlete, Por dentro de tudo com a turma do sitio do picapau amarelo, volume 1, editora Globo:
Revista Caras, edição 870, ano 17, numero 28, Romero Britto e os pinceis da esperança
Revista Caras, edição 912, ano 17 numero 70, O Animado Romero Britto
POZZOBON, Tanise, KOOP, Rudinei,A ARTE DE ROMERO BRITTO COMO RECURSO VISUAL EM BENS DE CONSUMO E NA PUBLICIDADE, trabalho de iniciação cientifica, Universidade de Santa Cruz do Sul
http://blogs.estadao.com.br/moda/tag/romero-britto/

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http:// imporium.com.br/blog/tag/art-mondrian/
A Duquesa, The Duches, 2008, Saul Dibb
Maria Antonieta, SoffiaCoppola,2006
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1362&bih=583&tbm=isch&sa=1&q=Anquinhas+do+s%C3%A9culo+XVlll&btnG=Pesquisar&oq=Anquinhas+do+s%C3%A9culo+XVlll&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=s&gs_upl=3249l11761l0l25l20l0l12l0l0l815l815l6-1

Um comentário:

  1. CONCIDERAÇÕES não né...
    Parabéns pela pesquisa, mas a escrita está terrível.

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