Trabalho apresentado para a disciplina de Projeto de confecção, do Curso Técnico de Vestuário, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça, ministrada pela professora FrantiekaSchneid.
Instituto Federal Sul-Riograndense
Campus Pelotas-Visconde da Graça
Curso Técnico em Vestuário
A arte é inserida na moda, onde o
exagero deixou de ser moda
Daisiane Santos Robaina
Pelotas
– 2011
DEDICATÓRIA:
Aos
meus pais Dejanes e Amabélio pelo carinho, compreensão, ajuda e encorajamento
em todos os momentos de minha vida e principalmente no percurso destes três
anos de curso, enfrentando meus cansaços e indisposiçõesmas sempre apoiando-me
e não deixando-me sofrer recaídas.
AGRADECIMENTOS:
Agradeço a deus
pela força espiritual durante estes anos de curso.
A minha tia
Rejane Santos por toda a paciência e orientações prestadas, principalmente em
relação ao meu tema devido a sua formação em Artes Visuais.
A Professora
Frantieska Schneid pelas orientações precisas em todos os momentos solicitados.
Meus sinceros
agradecimentos a todos que de uma forma ou de outra me ajudaram e deram-me
força para conclusão deste curso.
“Quero para mim o
espírito desta frase, transformada para casar com o que sou: Viver não é
necessário, o que é necessário é criar”.
Fernando Pessoa
RESUMO:
Este trabalho foi
elaborado para a disciplina de Projeto de Confecção, onde seu primeiro foco é a
arte de Romero Brito, fazendo toda a analise de sua arte, e sua percepção
colorida e diferente do mundo, trazendo as principais características mostrando
quais outros artistas já foram parecidos ou iguais a ele, falando como cada vez
mais a arte esta envolvida no mundo da moda e especialmente como a arte deste
artista plástico esta cada vez mais sendo utilizada na publicidade .
O segundo foco é
a indumentária feminina do século XVlll mostrando e analisando todo seu exagero
e abuso de ornamentos, trazendo sempre as principais características e os
pontos principais da indumentária deste período.
Palavras Chaves:
Arte – Moda – Exagero – formas - cores
RESUMEN:
Estetrabajofue preparadoparala disciplinadePreparación de
Proyectos, donde su objetivo principales el arte
de Romero Britto, haci en doto do el análisis de su arte
y su percepción de colores y diferentes partes del mundo, con lo que el que muestra las principales características que otros artistas
han sido Similares o igualesa él, hablando como un arte
más está involucrado en el mundo de la mod ay sobre todo cómo el arte de este
artista es cada vez más utilizado en la publicidad. El segundo
enfoque es la ropa de la mujer del siglo XVIII dela visualización y análisis de
todas sus exageraciones y el abuso de adornos, siempre trayendo
las principales características y elementos principales de la ropa de la época.
Palabras claves: arte – moda - exageración –
formas - colores
SUMARIO:
1.
Introdução...........................................................8
2.
Referencia Bibliográfica.........................................10
2.1
A arte de Romero Britto....................................10
2.2
Cubismo.........................................................12
2.3 Arte
Pop............................................................14
2.4 Indumentária
Feminina do Século XVlll...................15
3.Justificativa...........................................................19
4.
Objetivo..............................................................19
4.1 Objetivo
geral.....................................................19
4.2 Objetivos
específicos............................................20
5.
Metodologia..........................................................20
6. Considerações
Finais...............................................21
7.
Referencias...........................................................22
8.
Anexos.................................................................24
1. INTRODUÇÃO:
Segundo
(KALLIL, 1998) “A moda, hoje é o que a indústria e os estilistas propõem para
uma estação ou um período de tempo”.
O vestuário teve
seu inicio há milênios atrás, com Adão e Eva que se cobriam apenas com folhas
de árvores, mas nossos maiores indícios são apartir da pré história, com as
roupas feitas de peles de animais, e desde então o homem passou a desenvolver
técnicas para tecer fios, dando origem aos primeiros tecidos. Entende-se assim,
que as primeiras técnicas e buscas para vestir-se surgiu da necessidade para
não sofrer com a baixa temperatura, ou para facilitar sua mobilidade em
terrenos ásperos que poderiam machucar seu corpo.
A vida e o
pensamento humano seguiram e segue até hoje evoluiu e nela em todas as suas
modificações pode - se identificar a atração humana pelo vestuário, suas
variações e características diversas, conforme o momento vivido.
Bem mais tarde... Com a vinda da Revolução Industrial
ocorreu um conjunto de mudanças tecnológicas
com profundo impacto no processo
produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra
em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século
XIX. Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até
aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi
superando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e
surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
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Essa transformação foi possível devido a uma combinação
de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de
capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo
tornou-se o sistema econômico vigente.
Com o surgimento
incontrolável das novas tecnologias cada vez mais esta surgindo novos fios,
novas tecelagens e novas composições de tecidos.
Na antiguidade as
roupas eram extremamente amplas e “quadradas”, pois eram costuradas manualmente,
apenas em 1755 surgiu a primeira maquina de costura patenteada por Charles
Weisenthaem, sendo que em 1830 surgiu a bem sucedida patente do Frances
Thimmonier Barthéleny desde então foram feitas varias releituras destas
maquinas até chegarmos as mais modernas maquinas conhecidas hoje.
A moda muda de
acordo com o cenário do nosso mundo e cada vez mais o homem sente necessidade
de se diferenciar dos demais, onde o mundo da moda passou a crescer mais e
mais, tendo-se grande necessidade de novas coisas e novas expressões sendo
criadas e aceitas, mudando suas propostas no mínimo duas vezes ao ano.
Claro que até
chegarmos ao que vemos nas lojas, nos shoppings e nas ruas, muitas vezes as
pessoas não fazem nem idéia de tudo que veio por trás de toda aquela fantástica
e deslumbrante beleza e perfeição, onde em algum lugar do mundo alguém passou
horas e horas mediante computadores, livros e revistas pesquisando, Conhecendo tendências,
buscando seu publico alvo, analisando a cultura de um povo, tendo idéias,
inspirações, influencias,
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desenhando e
criando, tendo que ser feita a peça piloto, passar pelas
mãos de um
modelista, ser confeccionada e ter todo seu planejamento de marketing.
Mas tende-se ter
cuidado! Algumas pessoas servem como “fantoches” do mundo da moda usando e
vestindo-se tal e qual surge a moda, esquecendo ou não tendo uma personalidade,
um estilo próprio. Quem tem estilo pode dizer ao mundo eu “sou singular” ele
aceita a moda, usa idéias e sugestões, mas não aceita todas a ponto de mudar
radicalmente seu jeito de se vestir e agir em função da moda.
Segundo
(CORTÁZAR) “(...) Nós somos como as cópias de papéis – carbono idênticas ao
original, salvo que de outra cor, outro papel, outra finalidade.”
O presente trabalho trata-se de uma
pesquisa sobre a arte de um artista Pop Brasileiro chamado Romero Britto, com
toda sua visão de mundo diferente, seu bom humor e seus traços de estilo
cubista também falando de quais artistas se assemelham a ele e dando um enfoque
especial a indumentária feminina do século XVlll com todo seu “exagero”.
2. REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
2.1 A ARTE DE ROMERO BRITTO
Romero Britto
diz: “Nasci com um dom, e quero dividir com todos”.
10
Imagem Retirada da revista caras edição 912
ano17 numero 70
“Artista plástico brinca com suas criações Com tons vibrantes e formas
ousadas, Romero mostrou sua
faceta divertida ao posar entre criações
próprias”. (Revista CARAS).
A imagem tem a função de
mostrar a informalidade de Romero Britto, e a adoração pelo seu próprio
trabalho.
Romero Brito é um
artista plástico brasileiro pintor e escultor pernambucano, nascido em 06 de
outubro 1963 em Recife. Era de família humilde e podre, começou a demonstrar
seu talento desde criança e com quatorze anos vendeu seu primeiro quadro, hoje
ele diz que:
“Na
condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da
humanidade. Como resultado, passei a pintar para trazer luz e cor para minha
vida.“
Romero Britto
começou no mundo do "grafite"
e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos
e também um dos artistas mais premiados do nosso tempo.
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É considerado um artista Pop, tendo também traços do estilo
Cubista. Sua
arte é colorida e descontraída, possuindo formas
ousadas,
transmite um espírito de esperança e alegria contém
cores vibrantes e composições ousadas, cria temas com elementos compostos do
cubismo.
Nas suas pinturas e esculturas encontram-se casais dançando,
se beijando visto na imagem do anexo(1), gatinhos sorrindo imagem do anexo (2),
frutas coloridas, flores desabrochando e peixes voando imagem do anexo(3), pois
ele é um artista que retrata um mundo de felicidade em vez de retratar a tragédia
e a tristeza sendo isso o que mais esta sendo retratados pelos meios de
comunicação nos últimos tempos, ele tenta ajudar e trazer alegria á vida das
pessoas através de sua arte.
A sua ”estética
artística” também está cada vez mais fazendo parte da indústria cultural,
sendo usada constantemente em peças publicitárias e artigos de consumo.
Aumentando também o uso da sua arte plástica nos artigos de vestuário como
roupas e acessórios, exemplos disso são:
A parceria com a Dupé do mesmo grupo das Havaianas,
sendo suas obras estampadas nas sandálias da mesma.
E também um estilista chamado Ivaldino Nunes que apresentou uma coleção no Dragão Fashion inspirada na arte de Romero Britto.
2.2 CUBISMO
Estilo em que Romero Britto apresenta alguns
traços, pois ele
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cria elementos compostos do cubismo.
O cubismo é um movimento artístico personificado
que “decompõe e recompõe” a realidade. O artista que deu origem a este estilo
foi Paul Cézanne (1839 – 1906), convertendo os elementos da natureza em formas
geométricas como cilindros, cones e esferas, Cézanne dizia:
“Mudo a água em vinho, o mundo em pintura”.
Os cubistas ainda foram mais longe, representaram
os objetos como se estivessem abertos com todos os lados no plano frontal em
relação ao observador, esta decomposição representava o abandono da
representação da natureza tal e qual ela é, e assim foi evoluindo cada vez
mais, até que algumas obras ficaram tão abstratas que era impossível conhecer a
figura retratada. Pablo Picasso também foi um pintor do cubismo, Assim Como
Tarsila do Amaral Pintora Brasileira. Portando segundo a descrição a cima se
olharmos a arte de Romero Britto, conseguimos identificar os traços do cubismo
nas suas obras um pouco abstratas e algumas formas geométricas.
Este
foi um dos principais movimentos artísticos do séc. XX, que teve destaque entre
os anos de 1908 e 1914. Possui esse nome por que uma pintura de Georges Braque,
seu precursor, pareciam “cubinhos”, e o nome “pegou”. Os cubistas “quebravam” a
imagem da realidade representando na sua arte formas vistas ao mesmo tempo em
todas as posições. Faz uso de formas, cores e materiais e técnicas variadas
como pintura, colagem, escultura etc.
Este
estilo variava entre a arte figurativa e abstrata já que parecia “desmontar” e
“remontar” os objetosde maneira que todos os seus lados fossem vistos em um só
instante. Destaca-se nesse
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movimento o espanhol
Pablo Picasso (1881-1973) considerado um
dos maiores artistas
doséc. XX, que causou uma revolução na arte com seu quadro “Les Demoiselles
D’Avignon” (As senhoritas de Avignon) mostrado na imagem do anexo (4), pintando
mulheres nuas com corpos e rostos deformados, sem respeitar proporções ou a
perspectiva, indo do figurativo ao quase abstrato.
2.3
ARTE POP
A Arte Pop ou Pop Art foi um dos modos de expressão
que surgiu na metade do século xx devido ao contexto social da segunda guerra
mundial.
A pop arte é um movimento artístico, seu nome vem
do inglês significa “arte popular”, e se desenvolveu na década de 60 nos
Estados Unidos e alcançou reputação internacional seu objetivo era eliminar as
barreiras entre a arte e vida comum, o interesse era voltado ao dia a dia das
cidades norte americano, ao ambiente e a vida proporcionada pela tecnologia
industrial, seus temas apareciam em forma de símbolos e produtos de consumo em
massa, eram pintadas até mesmo grandes celebridades do cinema norte-americano.
Desenvolvida
nos anos 1960, a Op Art (em português Arte Ótica) buscavam menos expressão
sentimental e mais visualização nos seus trabalhos. Construíam suas obras
usando linhas, formas e cores organizadas com precisão e rigidez, sem temas
definidos e de caráter abstrato, mas quando observadas transmitiam
instabilidade e movimento de maneira a causar ilusões de ótica.
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“Os artistas que mais se
destacaram foi o pintor franco-húngaro Vitor Vasarely, a inglesa Bridget Riley,o
americano Richard Anuszkiewicze o pintor clássico
HolandesPietMondrian(1872 – 1944) foi o maior influenciador para este
movimento”(PROENÇA, 2008).
Mondian destacou-se com suas obras
definidas por linhas pretas ortogonais e preenchidas pelas cores primárias,
azul, vermelho e amarelo, desde então ate os dias atuais serve como inspiração
para publicidade, arte e designers de moda.
Um
dos exemplos de inspirações em Mondrian, dentre outros é de Yves Saint Laurent
que fez um vestido tubinho na sua coleção de 1965, com a estampa inspirada na
obra de Mondrian, vestido e quadro mostrados na imagem do anexo (5). Segundo
Yves Laurent “As linhas vigorosas dos quadros caem muito bem no
corpo feminino”.
Visto as observações acima consegue-se perceber que
realmente o artista plástico Romero Britto é um artista Pop, trazendo a vida
comum a sua pintura, claro que sempre mostrando o lado feliz e descontraído da
vida, trazendo luz e cor a vida triste de algumas pessoas, e também fazendo
pinturas de celebridade assim como eram feitas na década de 60 e sendo grande
ícone da publicidade, inspiração e produtos de consumo em massa.
2.4 INDUMENTARIA FEMININA DO SÉCULO XVlll
Segundo (Duque
William, filme A Duquesa, 2008) “[...]Por que as mulheres vestem roupas tão
complicadas?”.
O século XVlll teve suas principais
características devido ao Rococó que originou-se da palavra francesa Rocaille, foi um estilo rico
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que
caracterizou-se pelo “exagero” abuso de ornamentos que teve
inicio na França, pois no campo da moda a França era
tão incontestável quanto na esfera política, Segundo (BRAGA, 2007) “este
por sua vez, foi, ao mesmo tempo, alicerce e alavanca para o iluminismo do
século XVlll, estabelecendo assim o apogeu da modernidade”.
Buscava-se
expressar mais pela leveza e pela delicadeza, este período durou ate 1789
quando ocorreu o inicio da revolução Francesa que durou ate 1799, sendo que
todo o luxo e “exagero” entrou em decadência saindo de moda a partir da guerra.
“As mulheres
vestiam saias de anquinhas laterais- “panier”,
espartilhos e barbatanas” (SigbolFashion,2006).
Os vestidos eram usados
com anquinhas mostrados um dos modelos de anquinhas na imagem do anexo (6), que
no inicio do século, não eram muito grandes, consistiam em uma armação de
lâminas de bambu, barbatana ou aço, presas por tiras e correias, com o passar
das décadas ao invés de altura as mulheres pareciam buscar amplidão com o uso
das anquinhas chegando a quatro ou cinco metros, estas chamadas de “paniers”, cesta em Frances, com esta expansão
era impossível duas mulheres sentarem lado a lado em um sofá ou passarem juntar
por uma porta, muitas vezes tendo que passar de lado.
Com o aumento da
circunferência das anquinhas o vestido longo e com cauda, aberto na frente e
pregueado atrás deixou de ser apropriado, onde se abandonou a cauda e o vestido
passou a ser franzido de diferentes maneiras com cadarços.
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Segundo (HÖHLER,
2005) “Os espartilhos, em termos gerais se
conservaram
inalterados era agora fechado por cordões nas costas, e
não mais na
frente”, estes espartilhos mostrados na imagem
do anexo(7) eram revertidos com um belo tecido e usado no lugar do corpete,
consistia em uma estrutura de barbatana de quatro a seis centímetros de largura
por um centímetro de espessura, este, dava a volta no corpo passando inclusive
pelo busto, um arame na parte superior que o mantiam na forma convexa
apropriada, nas costas e na frente o
espartilho também possuía largos cordões que passavam na pela parte superior da
saia para mantelo na mesma posição.
“Os estudiosos
sugeriram umas divisão entre vestidos abertos e vestidos fechados, sendo que
esses termos nunca foram utilizados” ( Sigbolfashion). O aberto era composto
por um corpete decotado em formato quadrado, normalmente amarrado a trás
composto por barbatanas de baleia, com mangas até os cotovelos terminados em
babados de renda e lacinhos de fita, mas possuía uma abertura frontal em forma
de “V” invertido, que deixava aparente a saia de baixo “anágua” cheia de
ornamentos, acolchoadas ou bordadas. O fechado mantia todas essas
características, mas não tinha o recorte frontal.Segundo (BRAGA, João) “Ambos
vestidos possuíam alguns modelos com pregas largas nas costas denominadas de
Watteau, que pendiam desde os ombros até o chão” .
As mangas deste período também era muito marcadas, terminavam
logo acima ou abaixo dos cotovelos, possuindo-se dois tipos, as largas e as chamuse. A larga era simplesmente larga
que compunha a roupa de cima. A Chamuse
era feita de babados de renda duplos ou triplos. As mangas chamuse iam por baixo das outras mangas dando- lhe um efeito de
sobreposição.
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Também usava- se muito lenços com a
função de esconder a o parte de baixo do decote, como sinal de recato,
consistia em um quadrado grande de musselina, seda, linho ou brocado.
Os cabelos da época também foram marcantes,
com seus penteados denominados fontange,
foram penteados muito elevados e com muitos enfeites, as mulheres não usavam
perucas como os homensportanto seus adornos eram feitos com seus próprios
cabelos, usavam alguns instrumentos para ajudar a sustentar este volume, como
crina de cavalo, haste de aço, alem de do recurso dos alfinetes que é o que
chamamos hoje de grampos e os enfeitavam com cestos de frutas, flores,
borboletas, caravelas, moinhos de vento, muitas plumas enormes etc. Foram
também muito utilizados chapéus de abas largas e também pequenas nesta época,
eram feitos de materiais leves, palha ou seda, podendo serem usados de lado ou
inclinados para frente.
Muito comum foi o uso de luvas,
sombrinhas, leques e decotes profundos.
Os tecidos mais
apreciados foram a seda e grossos brocados, sendo todos muito ornamentados com
flores, babados, pregas e rendas.
A partir de 1785
começa a diminuir todo esse excesso de exagero que um pouco mais tarde com a
revolução francesa em 1789entrou em decadência onde a partir de 1790 tornou-se
popular usar por cima do espartilho trajes semelhantes a jaquetas chamadas de caraco, eram geralmente justas, mas
apresentavam um estilo mais masculinizado, Chegando ao fim do século e também
do Rococó em 1799.
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3. JUSTIFICATIVA
Desde a minha infância, na condição de menininha
meiga, filha única, moradora do interior do Rio Grande da Sul meu grande sonho
era estudar moda e trabalhar neste ramo pelo resto de minha existência.
Hoje consegui realizar meu grande sonho, segundo
(Paulo Coelho) “é justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a
vida interessante”. Estou estudando moda, o que
eu realmente sempre quis e não me arrependo nem se quer por um segundo desta
escolha.
Cheguei até aqui com algumas dificuldades e alguns
obstáculos em meu caminho, porem sou feliz e amo o que faço, vou continuar
estudando, fazer curso superior, até penso em fazer outros cursos fora da área
da moda, mas nunca fugir totalmente deste ramo apaixonante e fascinante, que
esta cada vez se expandindo mais.
Tendo que elaborar este trabalho para a disciplina
de projeto de confecção do curso técnico de vestuário do IF Sul- Rio-Grandense
Campos Visconde da Graça fiz a escolha deste tema devido a minha apreciação
pela arte de Romero Britto com sua releitura de um mundo alegre e colorido. E carrego
na minha referencia histórica da indumentária feminina do século XVlll com sua
belíssima historia e seu figurino.
4.
OBJETIVOS
4.1
OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem o objetivo de conseguir pesquisar
a arte de
19
Romero Britto e a indumentária feminina do século
XVlll, descobrindo
de ambos assuntos os pontos mais caracteriscos e
marcantes de cada um.
4.2
OBJETIVOS ESPECIFICOS
a) Pesquisar sobre o artista plástico Romero Britto
b) Pesquisar sobre a arte de Romero Britto
c) Pesquisar sobre o estilo cubista
d) Pesquisar a respeito da arte pop
e) Achar os pontos mais característicos e
importantes da arte de Romero Britto
f) Pesquisar indumentária feminina do século XVlll
g) Analisar os pontos mais marcantes referentes a
roupa do século XVlll
5.
METODOLOGIA
O método utilizado para a realização deste
trabalho, foram as pesquisas bibliográficas através de livros, revistas,
artigos científicos e sites da internet. Também foram olhados filmes como A
Duquesa e Maria Antonieta referentes ao século XVlll.
20
6.
CONCIDERAÇÕES FINAIS
Meu trabalho possui dois assuntos distintos, a arte
de Romero Brito e a Indumentária do século XVlll, sendo a sim meu foco
principal é a arte de Romero Britto onde falo de um artista pop Brasileiro,
nascido em Pernambuco, que demonstra em sua arte uma visão contraria do
verdadeiro mundo em que vivemos hoje, sendo assim ele demonstra alegria, bom
humor e trabalha com muitas cores vibrantes.
Os traços da sua arte vem do estilo Cubista que é
resumidamente uma arte personificada que mostra as formas da natureza fugindo
da realidade, pintando através de formas geométricas e abstratas.
Para
explicar o que é ser um artista pop, foi falado um pouco também sobre a arte
pop ou pop arte que significa arte popular, cujo foi um movimento da década de
60 que tinha como principal função de eliminar As barreiras entre a arte e a
vida comum, passando assim a fazer pinturas retratando mais o dia a dia das
pessoas.
Explicando-se
assim de onde surgiu a arte de Romero Britto e sua forma de trabalho.
Referindo
- se ao meu segundo enfoque, a
indumentária do século XVlll, fala-se de todo a abuso de ornamentos desde
período que foi um verdadeiro exagero e mostra – se, as principais características
deste século, como as anquinhas, vestidos abertos e fechados, espartilhos,
penteado a La Fontange, leque, luvas, sombrinhas, jóias e tecidos finos.
Onde
hoje as mulheres buscam sim a beleza, mas buscam principalmente o conforto,
coisa que não se possuía no século XVlll.
21
7.
REFERENCIAS
BRAGA, João, Historia
da moda da Moda,7º edição Editora Motumbi: 2007
CIDREIRA, Renata,Os sentidos da Moda, 2º
edição: 2007
AVELAR, Suzana, Moda e Globalização, editora Cores: 2008
KALLIL, Gloria Chic,
Guia básico de moda e estilo, 19º edição, editora SENAC: 1998
História da Moda SgbolFashion
KÖHLER, CARL,
História do vestuário, editora Martins, 1879
PROENÇA, Graça, Descobrindo A Historia da Arte, editora ártica, 2º edição: 2008
AFONSO, Arlete, Por dentro de tudo com a turma do sitio do picapau amarelo, volume 1,
editora Globo:
Revista Caras, edição 870, ano 17, numero 28,
Romero Britto e os pinceis da esperança
Revista Caras, edição 912, ano 17 numero 70, O
Animado Romero Britto
POZZOBON, Tanise, KOOP, Rudinei,A ARTE DE ROMERO BRITTO COMO RECURSO
VISUAL EM BENS DE CONSUMO E NA PUBLICIDADE, trabalho de iniciação
cientifica, Universidade de Santa Cruz do Sul
http://blogs.estadao.com.br/moda/tag/romero-britto/
22
http:// imporium.com.br/blog/tag/art-mondrian/
A
Duquesa, The Duches, 2008, Saul Dibb
Maria
Antonieta, SoffiaCoppola,2006
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1362&bih=583&tbm=isch&sa=1&q=Anquinhas+do+s%C3%A9culo+XVlll&btnG=Pesquisar&oq=Anquinhas+do+s%C3%A9culo+XVlll&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=s&gs_upl=3249l11761l0l25l20l0l12l0l0l815l815l6-1
CONCIDERAÇÕES não né...
ResponderExcluirParabéns pela pesquisa, mas a escrita está terrível.